O que Cremos


A Bíblia
A única base de nossas crenças é a Bíblia, infalível palavra de Deus escrita em 66 livros compostos pelo antigo e novo testamentos. Embora reconheçamos que a bíblia foi escrita por homens, cremos que tais homens foram plenamente inspirados por Deus. Como tal, acreditamos que ela foi escrita sem erros (inerrante) nos manuscritos originais. Portanto, é a autoridade suprema e final em todos os assuntos sobre os quais ela fala e pela qual todos os domínios do conhecimento humano devem ser julgados. Deve receber crédito em tudo o que ensina e promete, e obedecida em tudo o que requer. Cremos não haver distinção entre Deus e sua Palavra. Para todos os efeitos, ambos são um só, não podendo ser recebidos separadamente. O propósito da existência da bíblia é ser vivida em sua totalidade, o que resulta em libertação do pecado e salvação da alma. Conhecer o seu conteúdo sem no entanto colocá-lo em prática, inviabiliza todo o processo de salvação.

Deus

Acreditamos em um ser pessoal, não coisa, nem energia, que chamamos Deus, criador de todas as coisas, infinitamente perfeito e eternamente existente em uma unidade amorosa de três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e o Espírito Santo. Deus detém um conhecimento ilimitado e poder absoluto, apesar disso é humilde e justo. Por ser auto-suficiente, não carece de absolutamente nada, principalmente de louvor ou atenção.

Jesus Cristo

Cremos que Jesus Cristo é Deus criador encarnado, plenamente Deus e plenamente homem, uma pessoa em duas naturezas. O messias foi prometido ao mundo, foi gerado pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria. Ele viveu uma vida sem maldade, morreu corporalmente e levantou-se dentre os mortos para libertar a humanidade de sua condição de escrava do pecado.
A Condição Humana
Cremos na existência pessoal de Adão e Eva, que foram feitos por Deus perfeitos no que diz respeito à espiritualidade. Deus os fez à Sua imagem no tocante a parte interior, mas eles perderam a conexão com o altíssimo quando preferiram acreditar antes em Satanás, do que em seu criador. A falta dessa conexão ocasionou a morte espiritual. Por descendência espiritual e física de Adão, os seres humanos são maus por natureza e por escolha, estando assim a humanidade numa condição de depravação total, alienada de Deus, condenada a morte espiritual eterna e incapaz de retornar ao seu estado original por capacidade própria.
O Mundo
Cremos na existência do mundo-sistema como inimigo pessoal do convertido ao cristianismo, conforme as palavras de Cristo. O mundo exerce sua guerra contra os conversos através da força condicionadora da cultura. Embora as diferenças culturais devam ser consideradas, faz parte da obra salvadora de Cristo na vida do indivíduo, fornecer condições para que este se veja livre de qualquer influência cultural do mundo, para que só então, possa ter liberdade de seguir incondicionalmente a Cristo. Isso demanda uma guerra cultural interior. Mesmo compreendendo o poder devastador do mundo-sistema, como Jesus, cremos que de forma alguma fomos chamados para interferir nele. Portanto essa guerra cultural se dá apenas no coração do crente.
O Inimigo
Acreditamos na existência de uma personalidade conhecida como Satanás, inimigo mortal de Deus, e que Reina sobre entidades pessoais chamados de demônios e sobre toda a humanidade não regenerada, sendo sua maior obra levantar guerra a Deus e aos seus santos.
A Salvação
A salvação do homem é uma oferta gratuita da livre vontade de Deus e jamais se dá por esforço em praticar boas ações. Há partir da pregação do evangelho, o individuo é levado pelo Espírito Santo a um processo espontâneo de arrependimento pessoal, voluntário e absolutamente sincero, sendo motivado a ter consciência da multiforme faceta do pecado, para que ele se humilhe com tristeza segundo Deus, deteste o pecado, e abomine o próprio eu, com o propósito de se esforçar para andar diante de Deus, de modo a agradá-lo em todas as coisas.  A santificação é o estágio seguinte e natural, e portanto,  uma confirmação da genuína salvação. A característica singular da salvação oferecida por Cristo, é que o individuo para de viver para si, passando a viver exclusivamente para o seu salvador. Sem arrependimento e posterior santificação, inexiste a verdadeira salvação.

A Igreja

Acreditamos que a verdadeira igreja é composta por um grupo de pessoas que foram justificados pela graça de Deus através de uma fé genuína e não fingida em Cristo, e estão sob um processo de transformação para se tornarem a imagem e semelhança de Jesus Cristo, seu mestre. A verdadeira igreja tem o único propósito de conhecer e servir a Deus. A igreja é formada apenas de pessoas, único templo aceitável à Deus. Portanto nenhuma estrutura física faz parte do que de fato é “igreja”, “porque Deus não habita em templos feitos por mãos de homens”. A verdadeira igreja leva em consideração apenas o que está escrito na bíblia, desprezando qualquer outra forma de conhecimento que diga respeito à vida espiritual do homem.

O Retorno de Cristo

Nós acreditamos no retorno pessoal, corporal de Jesus Cristo numa época em que só Deus conhece, com o objetivo de manifestar seu poder absoluto sobre tudo e julgar os vivos e os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário